Nossos Diferenciais

Educação Infantil

Entre os objetivos da educação personalizada na educação infantil, no Colégio Montes Claros, destacam-se:

 

  • Estimular o desenvolvimento cognitivo por meio de atividades lúdicas e desafiadoras, que permitam a exploração e descoberta de novos conhecimentos;
  • Promover o desenvolvimento afetivo por meio do estabelecimento de vínculos afetivos entre crianças e professores, permitindo a construção de uma autoimagem positiva e a promoção de uma convivência harmoniosa;
  • Estimular o desenvolvimento social por meio da promoção de atividades que permitam a interação entre as crianças, o desenvolvimento da empatia e a construção de valores como a solidariedade e o respeito ao próximo;
  • Desenvolver habilidades motoras por meio da promoção de atividades que estimulem a coordenação motora e a consciência corporal, favorecendo a expressão e comunicação por meio do corpo.
  • Estimular a criatividade por meio da promoção de atividades artísticas e culturais, que permitam o desenvolvimento da imaginação e da expressão pessoal.
  • Desenvolver a autonomia e exercício da liberdade. A autonomia confere peculiar dignidade segundo a qual o homem se sente sujeito. A expressão máxima da autonomia humana, precisamente à qual faz referência seu significado etimológico, é a capacidade de governo de si mesmo, a capacidade de ser lei de si mesmo, além da posse e o uso efetivo da liberdade.
  • Alcançar a e qualidade máxima da educação, descobrindo e desenvolvendo o que, em uma expressão clássica, pode-se chamar de excelência pessoal. A mais fina tarefa pedagógica consiste em precisamente descobrir essa excelência pessoal peculiar daquele a quem se quer educar e ajudá-lo a perseguir seus objetivos individuais e comunicar seus talentos ao mundo.
  • Promover um ambiente de aprendizagem que respeite a singularidade de cada criança, incentivando sua autonomia e criatividade, e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem-estar social.

Rotina de Atividades

O cotidiano nas turmas de Educação Infantil é dinâmico; porém, determinadas ações acontecem diariamente – as atividades de rotina – e todas as outras atividades variam de acordo com os dias da semana, repetindo-se semanalmente.

As atividades de rotina aparecem como base para construção de hábitos básicos essenciais à formação humana: sono, higiene, alimentação e ordem. Uma vez consolidados esses hábitos, todos os demais se desenvolvem a partir deles. A ordem dos acontecimentos, orientando a sequência das atividades no dia, oferece às crianças a construção temporal, o fortalecimento da vontade e a sensação de segurança pela previsibilidade, pois estão inteirados dos acontecimentos.

O estabelecimento de uma rotina orienta os professores para melhor planejamento das aulas, projetos, administração de materiais e recursos, além de facilitar a condução das crianças que tendem a ficar menos irritadas e desorganizadas. Para a família, a rotina escolar se torna um complemento da rotina familiar, o que permite aos pais organizarem corretamente o material dos filhos e planejar estratégias para o bom andamento da unidade de vida das crianças.

A ação pedagógica leva em conta, para criação da rotina, aspectos essenciais para formação, somadas a questões biológicas, como liberação de hormônios, influências no sono e desenvolvimento cerebral, melhores horários para as alimentações principais e para os lanches, bem como o rendimento disciplinar em cada conteúdo ofertado. O professor da educação infantil deve ter claro quais atividades são permanentes e quais deverão ser específicas e definidas, levando também em consideração as experiências lúdicas, gratificantes e divertidas; os conteúdos conceituais, procedimentais e comportamentais, congruentes com a educação em valores.

Aulas Especiais

  • Inglês todos os dias;
  • Matemática divertida;
  • Psicomotricidade 3 vezes por semana;
  • Preceptorias trimestrais;
  • Formação mensal de pais;
  • Formação semanal de professores e auxiliares.
  • Método Fônico
  • Aulas de Música
  • Ensino Religioso

Preceptoria

A Educação Personalizada será estruturada a partir de uma abordagem colaborativa, onde diversos profissionais compartilham a responsabilidade de prestar apoio individualizado aos estudantes.

Para que a filosofia seja aplicada de forma satisfatória, os profissionais devem ter uma compreensão profunda das características e necessidades dos alunos, além de habilidades pedagógicas avançadas para adaptar o ensino e fornecer suporte personalizado. A colaboração e a comunicação entre os preceptores, professores e demais profissionais envolvidos são fundamentais para garantir a qualidade.

A preceptoria desempenha um papel significativo na implementação da educação personalizada. É um conceito que envolve o acompanhamento próximo e orientação individualizada de alunos por profissionais experientes, como professores e tutores, desempenhando um papel crucial ao fornecer suporte personalizado aos estudantes, visando aprimorar sua aprendizagem e promover seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Seu objetivo principal é conhecer as necessidades, habilidades e interesses individuais de cada aluno, por meio de uma relação de proximidade e confiança entre o preceptor e o aluno, estabelecendo uma compreensão profunda de suas características individuais, permitindo que o preceptor adapte o ensino às suas necessidades específicas.

Um preceptor na educação personalizada atua como um facilitador, auxiliando os alunos a definirem metas de aprendizagem personalizadas, identificando recursos e estratégias adequados. Desempenha também um papel de guia, direcionando os alunos para fontes de conhecimento relevantes, incentivando a autonomia e a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

A preceptoria também abrange o desenvolvimento de um plano educacional individualizado para cada aluno. Esse plano considera as necessidades, interesses e objetivos específicos de aprendizagem de cada estudante, oferecendo um caminho próprio para o seu desenvolvimento.